07 dicas para criar uma rotina produtiva – tenho certeza que você vai gostar da nº05!

Meu espaço de trabalho – Priscapaes

Desde que a quarentena começou tenho ouvido alguns amigos reclamando que não tem conseguido manter uma rotina minima durante seus dias. Sim, eu sei que estamos vivenciando um momento extremamente atípico e que o isolamento não é férias e tals. No entanto eu já entendi que não sabemos ao certo, quanto tempo isso tudo vai durar, e temos a opção de desesperar ou a partir da nossa realidade criar uma rotina e viver este momento (sofrido) de uma maneira mais consciente.

Bom agora vamos lá:

1 – acorde e vá dormir todos os dias no mesmo horário:

Foto por Acharaporn Kamornboonyarush em Pexels.com

Parece uma bobagem, mas quando o nosso corpo e a nossa mente entende que tem um tempo para descanso é mais fácil criar uma rotina. Independente se você vai dormir às 02h da manhã e acordar às 10h. Crie esse hábito de dormir sempre no mesmo horário.

2 – tome café da manhã:

Foto por chudesabyvaut em Pexels.com

Parece óbvio para algumas pessoas, mas eu conheço muita gente que tem o hábito de não tomar café da manhã! O desjejum é importante para nutrir o nosso corpo e nos deixar prontas (os) para começar o dia! Eu gosto de comer ovos mexidos e uma fruta de manhã, além do café preto. Quem me conhece sabe que como muito. E este cardápio garante que eu fique mais tempo concentrada sem precisar parar o que estou fazendo para comer.

3 – faça listas dos afazeres:

Foto por energepic.com em Pexels.com

Essa é a melhor parte do dia para mim! Eu coloco na lista tudo o que eu preciso fazer desde ligar ou mandar mensagem para alguém, aulas que vou dar, postagens e pinturas. Ah, cuidado para você fazer listas impossíveis de cumprir! Tente ser realista e coloque nela somente o que você sabe que conseguirá fazer! Eu já sofri muito por que fazia listas enormes que não conseguia dar conta até eu entender que nesse caso “menos é mais” também! Amo ir riscando as coisas feitas da minha lista! E isto me ajuda a ver que estou produzindo!

4 – mantenha o espaço de trabalho organizado:

Foto por Polina Zimmerman em Pexels.com

É horrível não saber onde as coisas estão ou ter formigas andando em cima da mesa. Todas as manhã depois de fazer a minha lista eu arrumo meu espaço de trabalho, organizo os objetos, limpo o chão e tiro a poeira. Todas as minhas coisas tem lugar e depois de usar eu sempre devolvo. Isso é uma conquista recente, tenho muita coisa e precisei de tempo para entender e organizar o que eu tenho.

5 – Se presenteie ao longo do dia:

Foto por Retha Ferguson em Pexels.com

Eu sou a favor das horas de lazer – talvez por trabalhar com crianças eu valorizo o tempo de brincar e de distração. A medida que você for cumprindo com os itens da sua lista se dê um presente, que pode ser assistir um episodio de uma série, jogar uma hora de vídeo game, deitar, pegar um sol, dar uma olhada nas redes sociais. Mas olha? não é pra ficar o resto do dia! É pra ter compromisso com você! Fixe um tempo para esse “recreio”, meia hora talvez? Vá entendendo seu tempo!

6 – assista series e programas que te inspirem:

Foto por Pineapple Supply Co. em Pexels.com

Essa é parte mais legal! (kkkkk) Quando eu falo eu assistir series e programas que sirvam de inspiração não é só da sua área de atuação, pode ser de outros temas também! Eu amo ver programas de culinária, decoração e política! Mas claro que assisto algo mais especifico, mas não é regra!

Se quiser posso fazer uma lista com as coisas que assisto, e por quê, mas para isso você precisa ir nos comentários e escrever: “manda a lista, Prisca!”

7 – comemore as suas conquistas:

Foto por @INSTAGUILHERME em Pexels.com

No final do meu dia eu pego a minha lista de afazeres do dia e leio! E comemoro cada atividade realizada! Faço um bom lanche para comemorar, escuto uma música que eu amo e canto junto, faço a minha dancinha da vitória, enfim me alegro com a minha conquista de ter feito coisas que são importantes para mim.

Bom essas são as minhas sugestões! Eu falo da minha experiência! Não quero impor nada pra ninguém ou ditar regras! Essa lista acima funciona muito para mim, eu sugiro que você adapte a sua realidade e vá construindo a sua rotina!

E ai me conta, como tem sido sua rotina nesse momento de isolamento?

Com amor, Prisca!

6 comentários

Deixe um comentário